​Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?

13 de Dezembro, 2018

Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout, para Harrison (1999, em Benevides-Pereira, 2002), é definida como resultado do estresse crônico, tendo sua ocorrência no dia a dia do trabalho, principalmente quando neste ambiente existe e persiste excesso de pressão, conflitos, poucas recompensas emocionais e pouco reconhecimento.

É importante diferenciar estresse e insatisfação no trabalho de Burnout:

Ø O estresse na maioria das vezes é agudo, transitório e nem sempre é negativo ou relacionado com situações de trabalho.

Ø Burnout possui relacionamento direto com o trabalho ou profissão, tem um desenvolvimento gradual de desgaste de desmotivação, acompanhado de sintomas físicos e psíquicos. Apresenta-se através de três grupos sintomatológicos: Física quando o indivíduo demonstra constante cansaço, distúrbio do sono, falta de apetite e dores musculares; Psíquica, avaliada através da falta de atenção, alterações da memória, ansiedade e frustração; ou Comportamental, quando o indivíduo negligencia suas atividades do trabalho, apresenta irritabilidade ocasional ou instantânea, torna-se incapaz de concentrar-se.

Estudos apontam que a Síndrome de Burnout é observada em diversos contextos, tais como: na área da enfermagem, no corpo de bombeiros e na área da docência, principalmente em profissionais que exercem trabalhos ligados à relação de atenção direta, cuidado e relação de emoção com outras pessoas. Atualmente é possível identificar profissionais de diversas áreas desenvolvendo a síndrome, é preciso um olhar atento e buscar o auxílio profissional quando percebidos os sintomas acima citados.


Rosiana Macari Lumertz Psicóloga do NAP