​Luto, a dor que é necessário vivenciar!

23 de Novembro, 2018

Luto, a dor que é necessário vivenciar!

Embora a morte seja a única certeza da humanidade, lidar com ela provoca uma dor intensa, gera um sentimento de revolta e traz um vazio interno profundo. Porém, é importante aprender a conviver com a ausência e a saudade, de modo a seguir em frente. Ao passar por essa situação, é importante viver cada fase do luto e encarar todos os sentimentos que fazem parte desse processo.

O luto é um processo necessário e fundamental para preencher o vazio deixado por qualquer perda significativa não apenas de um ente querido, mas também de algo importante, tais como: emprego, casamento, ninho vazio (nome atribuído quando os filhos deixam a casa dos pais), projeto de vida ou profissional e etc.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que existem cinco fases ou estágios para a experiência do luto. São elas:

Negação - É uma defesa psíquica que faz com que o indivíduo acabe negando o problema, tenta encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade seja da morte ou outra perda significativa. É comum a pessoa também não querer falar sobre o assunto.

Raiva - Nessa fase o indivíduo se revolta com o mundo, se sente injustiçado e não se conforma por estar passando por isso.

Negociação – O indivíduo tenta aliviar sua dor e começa a fazer algumas ponderações, imaginando possíveis soluções e fazendo “acordos” internos. Essa negociação acontece dentro da própria pessoa.

Depressão - Já nessa fase a pessoa se retira para seu mundo interno, se isolando, melancólica e se sentindo impotente diante da situação.

Aceitação - É quando não há mais desespero e o indivíduo consegue enxergar a realidade como realmente é, ficando pronto pra enfrentar a vida e dar andamento nos seus projetos, sonhos e propósitos.

É importante esclarecer que não existe uma sequencia dos estágios de luto, mas é comum que as pessoas que passam por esse processo apresentem pelo menos dois desses estágios. E não necessariamente as pessoas conseguem passar por esse processo completo algumas ficam estagnadas em uma das fases.

O papel do psicólogo é identificar e ajudar a pensar junto com o paciente o estágio em que se encontra. A resolução do estágio exige a vivencia de sentimentos e pensamentos que o indivíduo evitava. A tarefa do psicólogo é permitir que o paciente vivencie o luto.


Rosiana Macari Lumertz Psicóloga do NAP