​Você já foi gentil hoje?

16 de Agosto, 2018

Você já foi gentil hoje?

A correria dos dias de hoje acaba sendo usada como justificativa para muitas atitudes, ou até mesmo a falta de atitude frente a determinadas situações do cotidiano. Acabamos em perder grandes oportunidades com pequenos gestos que podem fazer as pessoas se sentirem mais valorizadas. Um simples bom dia, obrigada, por favor, posso lhe ajudar..., demonstram que a pessoa está sendo percebida, e, portanto, tendo importância.

Se tratamos as pessoas com gentileza, receberemos em troca, da maioria das pessoas, sem custo algum, gentilezas. Ser gentil com os outros faz emergir uma energia positiva que acaba contagiando as pessoas. Além do mais, sua autoestima melhora pois, seu inconsciente compreende que você fez algo bom e consequentemente reage frente a esse ato. Atitudes simples podem fazer com que você se sinta melhor, mais leve, principalmente ao lembrar de como você se sentiu quando alguém lhe tratou de forma amável e gentil.

Procure colocar-se no lugar do outro e pense como este se sentiria caso você o tratasse com indelicadeza, buscando entender a situação a partir da ótica do outro. Desta forma você estará sendo empático, ou seja, você tentará compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Não julgue, seja sensível, amável e expresse a sua gratidão.

Atualmente existe uma corrente da Psicologia chamada de Positiva que vem trabalhando no sentido de darmos mais atenção às motivações da vida diária, mais nas forças que nas fraquezas. Busca promover as qualidades do viver. “A Psicologia Positiva seria o estudo das forças e virtudes do ser humano”.

E muito importante ... não esqueça de ser gentil consigo mesmo. Agindo assim você terá condições de ser amável e tratar os outros com bondade.


Rejane Friedrich Psicóloga do NAP