Violência urbana e danos psicológicos.

17 de Maio, 2018

Violência urbana e danos psicológicos.

O crescente aumento da violência traz consigo grande preocupação para seus moradores, gerando sentimentos de insegurança e desconfiança. Atualmente, a violência nas cidades representa um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, já que afeta a saúde individual e coletiva e suas consequências impactam diretamente na qualidade de vida e na saúde da população.

Como consequência, a violência pode causar danos físicos e psicológicos como estresse pós-traumático, fobias, pânico, ansiedade, doenças psicossomáticas além de danos relacionais e, em última instância, causar danos fatais. A violência pode acarretar, também, em alterações de comportamento como o sedentarismo, o uso de álcool, drogas e o tabagismo.

Diante de uma situação de exposição à violência, é preciso considerar que suas vítimas tendem a apresentar algum sofrimento psicológico. O estresse gerado a partir da vivência de um evento traumático pode alterar a qualidade de vida da vítima, acarretando uma redução da motivação necessária para o desenvolvimento de atividades diárias, causando sentimentos de incompetência e consequentemente, queda da autoestima.

Em alguns casos, pessoas que passaram por circunstâncias violentas necessitam de apoio psicológico de um profissional da psicologia, a fim de amenizar o trauma causado, auxiliando para que o sujeito possa viver sem assombro e temor em seu dia a dia.


Queli Wendling Psicóloga do NAP