​“DOCE” ADOLESCÊNCIA!

29 de Março, 2018

“DOCE” ADOLESCÊNCIA!

Quando alguém fala em adolescência geralmente há uma rusga na testa, pois é difícil lidar com eles. Contudo a resistência aparece antes de qualquer tentativa de aproximação ou algo que possibilite diminuir o estranhamento.

Estas reações acontecem devido experiências próprias durante esta fase, difíceis ou até traumáticas que nos impedem de confrontá-las durante a convivência com os adolescentes.

Diante da paternidade e o filho adolescente, o que fazer?

Como para todos os relacionamentos é importante entendermos que nem todas as reações que as pessoas tem diante de nós estão relacionadas conosco,por exemplo, se estou nervosa e falo ríspido com alguém , não quer dizer que estou braba com esta pessoa, pode ser simplesmente que não estou bem naquele dia e tudo pode estar me irritando.

Pois bem, imaginemos que o adolescente está assim quase todos os dias, porque seu conflito interno em relação à fase de transição em que vive é difícil e doloroso. Faz-se necessário entendermos suas reações e não revidar diante de toda reação agressiva e intensa, pois muitas vezes o que estão manifestando não está relacionado a nós ( pais) e sim aos seus conflitos pessoais. Como no momento que eles batem forte a porta do quarto, a força usada, na maioria das vezes, serve como uma catarse de seus conflitos. Obviamente que quando percebemos que é algo ligado diretamente a nós precisamos conversar e procurar resolver.

Então, quando sabemos se tem ou não relação conosco?

Basta que procuremos entender o contexto da discussão, de onde veio; qual o motivo real; justifica-se o conflito? Ou este veio do “nada” (às vezes até de um jogo que não funcionou, de uma amiga que não respondeu o whats). Para nós, pais, motivos fúteis ou infundados, porém para o adolescentecheios de carga emocional intensa. Não adianta explicarmos nossas deduções a respeito do fato, o entendimento da dor é deles não nossa.

Difícil, confuso? Sim, porém não impossível.

Uma vez li um artigo ( desculpem, não recordo autor) que sugeria uma receita aos pais de adolescentes: CARINHO E ALFACE

Carinho porque, mesmo reclamando, não devemos parar de dar a eles

Alface, por ser calmante ( chá de alface possui benefícios que ajudam acalmar), ou seja ,ter paciência que esta fase é passageira e tudo que plantarmos neste período colheremos quando eles se tornarem adultos.


Andréia Reis Psicóloga e palestrante do NAP