​Fibromialgia. Que doença é essa?

07 de Dezembro, 2017

Fibromialgia. Que doença é essa?

A fibromialgia é uma condição clínica caracterizada por uma dor musculoesquelética em vários pontos do corpo. Sua causa ainda é desconhecida e seu diagnóstico é complexo. Os indivíduos com esta doença apresentam maior sensibilidade a dor, pois o cérebro interpreta de forma exagerada os estímulos recebidos. Também é considerada uma doença silenciosa, onde a palavra chave para defini-la é a dor. Uma dor por todo o corpo que caminha como se possuísse vida própria, algo que mobiliza os pacientes e passa a ser o centro das atenções na vida de quem recebe este diagnóstico.

Esta síndrome álgica é acompanhada de vários sintomas como: depressão, fadiga, síndrome do cólon irritável, distúrbios do sono e humor, problemas de memória, ansiedade, dores de cabeça.... Estima-se que 2 a 3% da população tenha fibromialgia, sendo de 8 a 10 mulheres para cada homem, com idade entre 30 e 55 anos.

Não há um exame específico para identificar a fibromialgia, seu diagnóstico é realizado através da exclusão da possibilidade de ser outras doenças. No entanto, existem 18 pontos de dor, conhecidos como tender points, onde a pessoa sentindo dor em 11 destes pontos, por mais de 3 meses, já pode receber tal diagnóstico.

Estudos apontam que os aspectos emocionais podem estar diretamente relacionados tanto no desencadeamento quanto no curso desta doença. Ressalta-se que não é um acontecimento específico o responsável por alguém desenvolver a fibromialgia, mas sim uma somatória de situações, onde uma em especial pode atuar como um gatilho para o seu desencadeamento.

Vale salientar que todos passamos por situações difíceis, traumas e episódios inesperados carregados de carga emocional. No entanto isto não quer dizer que seremos alvos fáceis para desenvolver a fibromialgia. Como seres subjetivos que somos, lidamos de maneiras diferentes frente situações semelhantes, e é isto que determina a intensidade do abalo emocional vivenciado por cada indivíduo. Portanto a forma como nosso corpo reage mediante um estímulo estressor é única, assim como a percepção que apresentamos sobre tal estímulo.

Observa-se desta maneira que um organismo submetido a situações por ele consideradas estressoras está mais suscetível a adoecer. É importante estarmos sempre atentos as nossas emoções e como estamos lidando com elas, pois elas estão diretamente ligadas à nossa saúde física e emocional. Deste modo, buscar o autoconhecimento favorece a um melhor entendimento de como funcionamos, e de posse deste conhecimento temos condições de agir a favor das situações que beneficiam nosso equilíbrio emocional e por consequência nosso bem-estar!


Scheila Flesch Psicóloga do NAP