​A procura da felicidade

30 de Novembro, 2017

A procura da felicidade

Ao nos deparamos com a nossa capacidade de questionar a vida, o formato que vivemos e como nos relacionamos com as pessoas, pensamos realmente o sentido que ela tem. Assim, verdade dos nossos sentimentos nos aproxima de quem somos.

A busca do sentido da vida, a procura, o percurso pela resposta faz com que o caminho de aprendizagem e descobertas, por muitas vezes, seja mais importante do que a resposta em si.

Vamos pensar juntos sobre as questões que torna fundamental os tempos atuais, quando entendemos que o mundo anda em uma velocidade frenética, as coisas que nos invadem no nosso dia a dia; a tecnologia da informação, a comunicação instantânea e o mundo globalizado. O autor Bauman diz que estamos em uma “Era da Modernidade Líquida, onde o ser humano ao conviver nesta competividade torna-se mais intolerante, instantâneo, competitivo e menos solidário, não conseguindo exercer a empatia com os sentimentos dos outros”. Estamos vivendo em um momento da liquidez das relações, dos sentimentos e dos valores. As pessoas trocam de modelo de iPhone 4s sem pensar se seria necessário, a cada conflito e frustração com seus relacionamentos, facilmente solucionam com a troca, o descarte das relações afetivas, os seus vínculos construídos ao longo de uma vida toda são facilmente trocados porque não servem mais, acreditam que as relações estão desgastadas e o novo é mais sedutor e tem novas emoções.

O Fundamental é algo que está dentro de cada um de nós e cabe a você encontrar o seu verdadeiro sentido... Assim, você será capaz encontrar o que realmente lhe traz satisfação e a plena tranquilidade. A nossa reestruturação interior deve se refletir em nossos pensamentos, sentimentos, e principalmente, em atitudes. Procure ver as mesmas coisas com olhar diferente!

Como diz um poeta, felicidade por toda a vida, ninguém suportaria. Seria algo insuportável ao ser humano. Autodeterminação é um bem precioso para felicidade. Precisamos encontrar a própria felicidade; talvez ela esteja no percurso dessa procura. Portanto, concretize suas ideias e preencha seus dias com vida e não vida com dias...


Daniela Henkel Blauth Psicóloga do NAP