​O que é Terapia Cognitivo Comportamental ?

14 de Setembro, 2017

O que é Terapia Cognitivo Comportamental ?

A Terapia Cognitivo Comportamental -- TCC é uma terapia psicológica focada no presente, auxiliando o paciente na realização de mudanças. Ela também leva em conta o passado, pois entende que o sofrimento é um processo construído. Surgiu nos EUA, expandindo-se mundialmente, sendo a abordagem psicológica mais validada cientificamente na atualidade.

Entende que nossos pensamentos influenciam as emoções e os comportamentos, e a forma como nos comportamos afeta nossos pensamentos e emoções. Isso significa que mudando o modo como nos comportamos e pensamos, podemos influenciar diretamente em como nos sentimos. Em outras palavras, são as interpretações que fazemos e não os fatos que nos trazem sofrimento. Mudar o modo como interpretamos as situações não é algo fácil, pois vivemos no piloto automático, algumas vezes negligenciando o que pensamos, sentimos e fazemos. A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar quem quer mudar esses padrões através de um método estruturado, utilizando técnicas comportamentais e cognitivas.

É indicada para diversos transtornos: Ansiedade; Depressão Maior; Transtorno do Pânico Fobia Específica (medo de algo específico, ex. aranhas); Transtorno de Humor Bipolar; Dependência Química ou uso de substâncias; TOC; Jogo Compulsivo; Transtornos Alimentares; Dependência de Internet; Disfunções Sexuais; Descontrole de impulsos (surtos de raiva, comportamentos impulsivos). Além desses, ela auxilia quem tem problemas de relacionamento, para mudança de comportamentos e hábitos, resolução de problema entre outros. Por fim a terapia cognitivo comportamental é um tratamento estruturado e personalizado para cada paciente, que busca auxiliar o paciente a se tornar seu próprio terapeuta.


Tiago Pedroso Psicólogo do NAP