O QUÃO RICO VOCÊ SE SENTE?

17 de Agosto, 2017

Certamente você já ouviu em diferentes contextos ou, até mesmo, já verbalizou a velha expressão de que “tempo é dinheiro”. Mas você já parou para pensar no real significado que isso tem para sua vida, para o seu bem-estar?

Tempo e dinheiro são dois recursos finitos – duas importantes e distintas riquezas que estão a nossa disposição e quando bem utilizados, segundo Cerbasi (especialista em inteligência financeira e autor de vários livros sobre finanças), expressam muito bem o conceito de riqueza. Então, a pergunta: o quão rico você se sente?

Todos os dias você tem a sua disposição 24 horas para fazer o que quiser. Como tens utilizado o seu tempo? Você, provavelmente, passa boa parte desse período trabalhando e, na correria do dia-a-dia – mil e uma tarefas para realizar -, parece que o “tempo é curto”, que 24 horas é pouco. Ou, então, os afazeres diários já são tão rotineiros que as horas, parece, que não passam, que o tempo pára. E, com isso, o seu entusiasmo para se reinventar vai sendo adiado – por falta de tempo ou por achar que tem todo tempo do mundo.

Mas eu te convido a refletir: você faz o que gosta? É bem remunerado por isso? Quanto tempo dedica para a sua família, amigos e para você mesmo? E Como você utiliza o seu dinheiro? Gasta por impulso e logo depois vem a culpa? Investe, poupa, doa, aposta.

Você pode decidir agora se quer continuar vivendo no piloto automático, brigando contra o relógio – sem tempo e sem dinheiro, ou, mesmo que tenha dinheiro, sem tempo para aproveita-lo. Ou, então, você pode escolher se reorganizar para dedicar tempo ao que realmente gosta, eliminando tudo aquilo que não te beneficia, seja em termos financeiros ou de relacionamentos, de entusiasmo, de energia, etc.

Bem, compreender a sua relação com o dinheiro e com o tempo pode significar uma vida com resultados mais satisfatórios, feliz e próspera. Pode fazer com que você se sinta rico com aquilo que realmente faz sentido na sua vida. E para esse entendimento a ajuda de um psicólogo poderá ser muito bem-vinda, seja em um processo individual de psicoterapia ou em um processo de coaching.


Ivone dos Santos e Mateus Pacheco Psicólogos