​A.C.A.L.M.E.-S.E

10 de Agosto, 2017

A.C.A.L.M.E.-S.E

A ansiedade é uma sensação comum a todos nós e essencial para nos proteger de perigos, porém existem momentos em que ela se torna exagerada e disfuncional. Algumas vezes a ansiedade está presente o tempo todo, e pode até ter sido assim pela vida toda. Outras vezes, a ansiedade começa em forma de crises agudas, acompanhadas por sintomas como coração disparado, suor excessivo, tremores, e falta de ar. Seja qual for a forma como a ansiedade se manifesta, é importante ter em mente que ela passa. E, principalmente, que podemos aprender conviver com ela.

Se você sofre com ansiedade, esta estratégia pode te ajudar. Tente inserir esta técnica ao seu cotidiano. Note que cada letra da palavra ACALME-SE fala de um dos oito passos da estratégia.

ACEITE a sua ansiedade. Mesmo que lhe pareça absurdo no momento, aceite as sensações em seu corpo assim como você aceitaria em sua casa um visitante inesperado ou desconhecido. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação.

CONTEMPLE as coisas em sua volta. Olhe em volta de você, observando cada detalhe da situação em que você está. Descreva-os minuciosamente para você, como um meio de afastar-se de sua observação interna. Lembre-se: você não é sua ansiedade. Esteja com ansiedade, mas não seja ela.

AJA com sua ansiedade. Como se você não estivesse ansioso(a), isto é, diminua o ritmo, a velocidade com que você faz as suas coisas, mas mantenha-se ativo(a)!

LIBERE o ar de seus pulmões! Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca.

MANTENHA os passos anteriores. Repita cada um, passo a passo. EXAMINE seus pensamentos. O que você está dizendo para você mesmo(a)? Reflita racionalmente para ver se o que você pensa é verdade ou não. Você tem provas de que o seu pensamento é verdadeiro? Lembre-se: você está apenas ansioso(a).

SORRIA, você conseguiu! Com seus próprios recursos, tranquilizar-se e superar este momento. Não é uma vitória pois não havia um inimigo, apenas um visitante de hábitos estranhos.

ESPERE o futuro com aceitação. Livre-se do pensamento mágico de que você se livrou definitivamente de sua ansiedade. Ela é necessária para você viver e continuar vivo(a).

Atividades como essa, podem ser ensinadas e trabalhadas em consultório de um psicólogo cognitivo comportamental. Elas fazem parta da psicoeducação!

A.C.A.L.M.E.-S.E. é uma estratégia para lidar com a ansiedade que foi adaptada por Bernard Rangé de Beck, Emery e Greenberg.


Tiago Pedroso Psicólogo do NAP