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Sábado
26 de Maio, 2017
O uso da tecnologia no ambiente escolar
De acordo com Weiss (2001), os computadores estão chegando
e invadindo nossas escolas, e diante das máquinas se encontram professores com
diversos sentimentos, entre eles, o medo de não saber como lidar com toda essa
tecnologia e por outro lado, descobrir tudo o que essa máquina pode fazer por
nós. Com certeza, enfrentam o medo de
não saber lidar com as mudanças que a informática educativa traz para todo o
ambiente em que está inserida.
A informática acabou se tornando uma necessidade no mundo
em que vivemos e as crianças atuais já nascem mergulhadas em toda essa
tecnologia, fazendo parte desse universo. Devemos pensar então, em como
utilizar todo esse desenvolvimento tecnológico a fim de acrescentar
conhecimento. Um autor que pode nos auxiliar muito nesta questão é Vygotsky que
em algumas de suas obras aponta que o ser humano tem a capacidade de criar
novas situações futuras, baseadas em algo real e existente. Logo, essa ação irá nascer da decorrência do
sujeito de procurar algo novo, essa ação criadora é possível, tanto para
conceitos já estabelecidos como para novos conceitos. Essas ideias
desmistificam conceitos em relação à inclusão de pessoas com alguma deficiência
no âmbito escolar ou social.
É conhecido que o processo de inclusão provoca mudanças na
perspectiva social e educacional, não somente em pessoas com necessidades
especiais, mas, também em todos os participantes desse acontecimento. O aluno com necessidades especiais passou,
não mais, a ser visto a partir do seu possível déficit, mas sim, na valorização
das suas potencialidades. De acordo com Santarosa (2010), em meio à inúmeras
possibilidades de recursos e formas de apoio, as tecnologias digitais
apresentam-se como potenciais aliadas na realização do processo de inclusão, já
que vêm mostrando em nível geográfico o grande potencial no campo da Educação
Especial para qualificar o processo pedagógico.
Sofia Johann Winter Psicopedagoga do NAP