​O uso da tecnologia no ambiente escolar

26 de Maio, 2017

O uso da tecnologia no ambiente escolar

De acordo com Weiss (2001), os computadores estão chegando e invadindo nossas escolas, e diante das máquinas se encontram professores com diversos sentimentos, entre eles, o medo de não saber como lidar com toda essa tecnologia e por outro lado, descobrir tudo o que essa máquina pode fazer por nós. Com certeza, enfrentam o medo de não saber lidar com as mudanças que a informática educativa traz para todo o ambiente em que está inserida.

A informática acabou se tornando uma necessidade no mundo em que vivemos e as crianças atuais já nascem mergulhadas em toda essa tecnologia, fazendo parte desse universo. Devemos pensar então, em como utilizar todo esse desenvolvimento tecnológico a fim de acrescentar conhecimento. Um autor que pode nos auxiliar muito nesta questão é Vygotsky que em algumas de suas obras aponta que o ser humano tem a capacidade de criar novas situações futuras, baseadas em algo real e existente. Logo, essa ação irá nascer da decorrência do sujeito de procurar algo novo, essa ação criadora é possível, tanto para conceitos já estabelecidos como para novos conceitos. Essas ideias desmistificam conceitos em relação à inclusão de pessoas com alguma deficiência no âmbito escolar ou social.

É conhecido que o processo de inclusão provoca mudanças na perspectiva social e educacional, não somente em pessoas com necessidades especiais, mas, também em todos os participantes desse acontecimento. O aluno com necessidades especiais passou, não mais, a ser visto a partir do seu possível déficit, mas sim, na valorização das suas potencialidades. De acordo com Santarosa (2010), em meio à inúmeras possibilidades de recursos e formas de apoio, as tecnologias digitais apresentam-se como potenciais aliadas na realização do processo de inclusão, já que vêm mostrando em nível geográfico o grande potencial no campo da Educação Especial para qualificar o processo pedagógico.




Sofia Johann Winter Psicopedagoga do NAP